FPCEUP – Conferência | A “destruição social da realidade”: Estratégias de controle urbano e territórios hiper-estigmatizados

conferencia_17_porto

17 de maio | 18h00 | Auditório 2C


Dia 17 de maio de 2016, decorre na FPCEUP a conferência/debate “A “destruição social da realidade”: estratégias de controle urbano em territórios híper-estigmatizados”, moderada por Luís Fernandes em que Miquel Fernández González e João Queirós, a partir das suas investigações no Barrio Xino (Barcelona) e no Aleixo (Porto), discutem a relação entre intervenções urbanísticas e o controle de grupos e territórios estigmatizados.

Estarão assim em discussão o “assédio urbano”, a “demolição de habitação social como gentrificação conduzida pelo Estado”, a “descivilização e demonização” como atos prévios a demolições, o “civismo”, o “patriotismo de cidade“ e o “novo urbanismo” como culturas de controle na cidade (pós)moderna. “E eu, para onde vou?”, pergunta um morador duma torre demolida do Aleixo, metaforizando na sua questão a questão essencial que é a do destino da própria cidade.

A conferência é de entrada livre, mas exige inscrição em goo.gl/Dfxl6E

Este evento é uma co-organização do CCCD – Centro de Ciências do Comportamento Desviante (FPCEUP) e do Instituto de Sociologia (FLUP).
Na sequência desta cooperação, decorre na Faculdade de Letras da Universidade do Porto a conferência Habitus and the interaction ritual. Mais informação aqui.

Sobre os convidados

Miquel Fernández González. Doctor en Antropología social y máster en Criminología y Sociología Jurídica por la Universidad de Barcelona (UB). DEA en Sociología de las migraciones, Licenciado en Sociología y Licenciado en Antropología social y cultural por la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Miembro del ISOR (Investigacions en Sociologia de la Religió). Profesor de Pensamiento Sociológico Contemporáneo y de Sociología de las Identidades en la (UAB). Autor de “Matar al Chino. Entre la Revolución urbanística y el asedio urbano en el barrio del Raval de Barcelona”.

João Queirós. Sociólogo, investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e professor convidado da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Mais informações

CCCD – Centro de Ciências do Comportamento Desviante
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto
E. | cccd@fpce.up.pt

Origen: FPCEUP – Conferência | A “destruição social da realidade”: Estratégias de controle urbano e territórios hiper-estigmatizados

Aquesta entrada ha esta publicada en Uncategorized. Afegeix a les adreces d'interès l'enllaç permanent.

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s